Berçário

Apresentação

A Educação Infantil não é apenas uma antessala do Ensino Fundamental. Sua função é muito mais ampla e requer grande preparo e sensibilidade da equipe pedagógica. Nessa etapa, as crianças constroem seu conhecimento a partir de experiências que têm profundo significado para elas, sempre com enorme curiosidade pela vida que as cerca. Tudo em um ambiente essencialmente lúdico do livre brincar.
A proposta central da Educação Infantil é desenvolver em nossos alunos autonomia no pensar e no agir. Para isso estimulamos o desenvolvimento dos aspectos da linguagem e da formação do pensamento lógico matemático, bem como das competências espaciais (percepção do espaço), pictóricas (ligadas à arte), corporais (domínio do corpo), musicais (compreendendo a música como uma linguagem), interpessoais e intrapessoais.


​Fases

Fase Bebês: 4 meses a 12 meses

Nesta fase os bebês descobrem a função e os movimentos das mãos (batem palmas, passam

objetos de mão em mão), ficam encantados e levam tudo à boca. Gostam de rolar, arrastar, sentar, engatinhar, ficar em pé com apoio.

As brincadeiras como esconde-esconde de objetos costumam atraí-los.


Infantil I: 1 ano a 2 anos

As crianças começam a buscar sua autonomia e insistem em realizar algumas coisas sozinhas.

Conseguem reconhecer algumas partes do corpo e têm segurança para andar.

Cumprem instruções simples (pegar, lançar, arremessar e guardar objetos).

Começam a comer sozinhas alguns alimentos e falam algumas palavras, iniciando com sílabas até formar frases.

A interações e as brincadeiras em grupos começam a se estruturar, formando assim, a socialização das crianças.

O faz de conta e o lúdico são fundamentais nesta fase, pois possibilitam a imaginação, a linguagem, a criatividade e espontaneidade das crianças.

Neste período, há uma atenção maior no que fazem e a atividade cognitiva se torna mais complexa.